O que você procura?

9o. Festival de Cinema Latino-Americano traz Programação a São Carlos



Realizado no mês de julho em 13 salas da capital paulista, a nona edição do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo promove itinerância de sua programação na cidade de São Carlos em outubro. As sessões acontecem aos sábados (4, 11, 18 e 25 de outubro), às 20h no CDCC/USP (Rua Nove de Julho, 1227, Centro), com entrada franca.

Reconhecido como o mais importante evento dedicado à cinematografia da América Latina realizado no Brasil, o festival selecionou para o público são-carlense títulos da competição Mostra de Escolas de Cinema Ciba-Cilect, que reúne trabalhos de graduação de escolas de cinema e de audiovisual da Ciba, regional ibero-americana do Cilect (Centre International de Lauson des Écoles de Cinéma et Télévision).

No total, são exibidos em São Carlos 21 produções, representando a Argentina, Brasil, Cuba, Equador e México. Na abertura, no dia 4 de outubro, estão presentes os curadores do festival João Batista de Andrade (cineasta e atual presidente do Memoria da América Latina), Francisco Cesas Filho e Jurandir Müller.

Os destaques da Mostra Escolas de Cinema Ciba-Cilect incluem o cubano "Anos de Luz", sobre um fotógrafo que acompanhou o exército rebelde de Fidel Castro em 1958, o argentino "O Que Dizem da Selva", vencedor em 2014 do prêmio de melhor curta nacional no BAFICI - Festival de Cinema Independente de Buenos Aires, e os brasileiros "Com uma Câmera na Mão e uma Máscara de Gás na Cara", sobre as manifestações de 2013 na cidade do Rio de Janeiro, e "O Pracinha de Odessa" sobre o ensaísta e tradutor de língua russa Boris Schnaiderman.

O vencedor em 2014 foi a produção da Universidad de Buenos Aires "O Que Dizem da Selva", de Octávio Tavares e Francisca Oyaneder. O úri de premiação foi formado por Bárbara Sturm, diretora da distribuidora Pandora Filmes e curadora do Cinerama BC - Festival Internacional de Cinema em Barneário Camburiú), pela pesquisadora e professora Luciana Corrêa de Araújo e pelo cineasta Marco Dutra (de "Trabalhar Cansa" e Quando eu era vivo").

Realização: Associação do Audiovisual
Patrocínio: Petrobras e Sabesp - Companhia de Saneamento Básico de São Paulo, através da Lei Federal no. 8.313
Co-patrocínio: Secretaria Municial de Cultura de São Paulos
Co-realização: SESC São Paulo



PROGRAMAÇÃO DOS DIAS 18 e 25 de OUTUBRO


18 de outubro (sábado) às 20h
“LIMBO” – Jose Añazco (Equador , 2013, 7 min, INCINE) 
Sinopse: Miranda, que tem receio de se relacionar com outras pessoas, esconde-se em casa, mas a curiosidade pelo exterior está crescendo. Um dia ela decide ir a uma festa. Tenta interagir com uma das pessoas, mas sem sucesso.

"BUMBA BUMBA COM A MINHA PRÓPRIA MACUMBA" - Mirrah Iañez (Brasil, 2014, 15 min, UAM)
Sinopse: Escorel um cara duro por causa da cidade dura, sentou-se na rua e virou parte dela. Diante de uma oferenda, uma grande tigela de comida depositada em uma esquina, revela-se uma encruzilhada que resume sua vida.

"BÊ-Á-BÁ" - Diana Montero (Cuba, 2013, 15 min, EICTV)
Sinopse: Diante da autoridade de seu marido, Leoneidi, uma menina de 12 anos do interior de Sierra Maestra, em Cuba, alterna entre as brincadeiras, a maternidade e suas obrigações como esposa.

"ENTRE LATINHAS"- Carla Leoni e Richard Dantas (Brasil, 2013, 12 min, FAAP)
Sinopse: Gregorinho é um menino da cidade grande que passa férias com sua mãe e seu avô em uma praia. Lá ele conhece Amanda, uma menina muito esperta que cata latinhas na praia para ajudar a família,

"ANOS DE LUZ" - Aldemar Matias (Cuba, 2013, 13 min, EICTV)
Sinopse: Em 1959, Gregorio Rivera adere ao exército rebelde de Fidel Castro não com uma arma, mas com sua câmera. Hoje "Goyo" conta sua história. Mas aos 93 anos, as lembranças já não têm a mesma precisão que as fotos reveladas no quarto escuro.

"O PRACINHA DE ODESSA" - Luis Felipe Labaki (Brasil, 2013, 22 min, USP)
Sinopse: O Pracinha de Odessa é um retrato cinematográfico do ensaísta e tradutor de língua russa Boris Schnaiderman. Através de diferentes linguagens, reflete sobre a vida e obra do autor.


25 de outubro (sábado) às 20h
"UNIDUNITE" - Lilian Barcelos (Brasil, 2014, 10 min, UnB)
Sinopse: Uma amizade nasce nas superquadras de Brasília.

"HOTEL LA LOMA" - Efrén Del Rosal (México, 2013, 16, Universidad Iberoamaricana)
Sinopse: Um hotel que se encontra abandonado há décadas na costa de Michoacán é moradia de um grupo de pessoas que nos contam suas histórias e sua ligação com esse lugar.

"O QUE DIZEM DA SELVA" - Octávio Tavares e Francisca Oyaneder (Argentina, 2014, 23 min, UBA)
Sinopse: A relação de dois amigos começa a se transformar depois de um fato ocorrido entre eles e Martina. O que para eles representou uma descoberta, para ela significou um novo e pungente medo. A partir do contato com o mítico, eles buscam a possibilidade de se reencontrar.

"A LAVADORA" - Eric Bitencourt (Brasil, 2014, 19 min, PUC-Rio)
Sinopse: A vida adulta parece se desmoronar sobre Cristiano. Quando Júlia o deixa, só lhe resta a estranha máquina de lavar como companhia.

"ISABEL" - Ana Paula Fiorotto (Brasil, 2014, 29 min, USP)
Sinopse: Isabel trabalha como técnica radiologista. Introspectiva e desajeitada, a moça circula pelos corredores do hospital sempre "blindada" pelo seu macacão de chumbo, quando eventos estranhos começam a acontece em sua rotina:


 

©2009 São Carlos Guide | by TNB